A maneira simples com que o Joey enxerga o mundo muitas vezes pode ser confundida com estupidez. Contudo (e até mesmo, com uma certa frequência) ele nos surpreende com pérolas de sabedoria vindas diretamente do coração. Por conta disso, Tribbiani se encaixa no arquétipo do Tolo Sábio. Na literatura, o bobo muitas vezes profere palavras de sabedoria disfarçadas de tolices e bobagens. No show, o ator demonstra regularmente um sexto sentido para as verdades profundas relacionadas aos sentimentos dos amigos. Dessa forma, ele sabe instintivamente como agir para animar os companheiros, seja com gestos carinhosos ou falando o que precisam escutar.
Conforme vamos percebendo o personagem, é notável outras características marcantes de sua personalidade. Além de aparentar ser uma criança vivendo no mundo dos adultos, Joey possui uma refrescante falta de autoconsciência. Quando o assunto é divertimento, festas e “jogar tempo fora”, ele é provavelmente o melhor amigo para se ter. Entretanto, esse jeito simplista de encarar o mundo também explica seu comportamento desprezível no trato com as mulheres, principalmente se observado sob a ótica atual.
Na época em que Friends foi ao ar, a forma de Joey de ser mulherengo era apresentado de uma forma marcante e invejável, como se esse comportamento fosse o ápice para qualquer homem, porém, esse é mais um aspecto da série que menos foi trabalhada conforme o tempo foi passando. Atualmente, essa forma de agir de Tribbiani não é visto com bons olhos, uma vez que a desculpa de infantilidade e de ser “coisa de homem” já não é mais cabível. Sendo assim, a forma de agir dele é muito alternante e, por vezes, ambígua. Ao mesmo tempo em que faz dele uma pessoa especial e charmosa, em vários aspectos também o torna disfuncional, dependente do cuidado dos outros e irremediavelmente insensível.
Mas afinal, o que significa dizer que o Joey é o coração de Friends?
Logo de cara essa proposta inverte alguns valores, pois o público não espera que alguém tão mulherengo possa ser tão doce (com os amigos). Seu amor fraternal é poderosamente simples e inocente, não está sobrecarregado com inveja, desconfiança ou mesmo planos de longo prazo. Ele representa uma devoção platônica que é tão rara quanto especial e que, mesmo tendo o estigma de pegador e mulherengo, Joey nunca teve a possibilidade de viver um amor diferente do de amizade, que ele vive de uma forma intensa durante todo o período da série.
Retomando a ideia, anteriormente descrita sobre Joey, como um Tolo Sábio, este é sempre visto por âmbitos sociais com um homem menosprezado e a margem da sociedade, por não ligar para as convenções e regras impostas e também não se preocupar em seguir os padrões, o personagens, de uma forma simples, não liga para todas essas suposições automáticas que surgem na mente quando pensamos no que devemos fazer das nossas vidas, o personagem deixa de lado essas preocupações e foca no que é realmente prioridade para si. Deixando claro que, afinal de contas, esta é a maior pérola de sabedoria que o personagem pode vir a ensinar.
Gostou? Deixe seu recado aqui.
(Post inspirado no vídeo de The Take, no artigo de Medium e em elementos subjetivos próprios)