O ideal de “casal de comercial de margarina” já passou e repassou pelos anos, mudando perspectivas de perfeição e de relacionamentos ideais.
Pensando assim, não existe uma teoria perfeita que consiga contemplar o que “relacionamento saudável” significa realmente, mas sim, que é um parâmetro estabelecido de relação em relação. Porém, o que já se tem e de uma forma bem clara é a ideia oposta de relacionamento saudável: relacionamentos abusivos, ciúmes excessivos, convulsividade, amor doentio dentre outros.
Mas então, como se classifica um relacionamento saudável?
De uma forma bem simples, um relacionamento saudável pode vir a ser definido como aquele em que, ambos os cônjuges se sintam em relação de igualdade, na medida em que se tem cumplicidade, harmonia, autonomia, atenção, compreensão… dentre outros
Posso afirmar, então, que um relacionamento saudável é aquele que independente do ambiente em que esteja envolvido, se tem uma promoção de bem-estar mútuo, estimulando a capacidade de amar e de se sentir amado, somada a habilidade de manter um convívio agradável.
Como posso estabelecer um processo de construção de um relacionamento saudável?
- Seja empático:
A empatia é um sentimento que pode ser estimulado e desenvolvido e é a capacidade de se colocar no lugar do outro para compreender seus sentimentos e suas atitudes, diferentemente da simpatia.
- Ouça com atenção
Realmente esteja disposto(a) a escutar com atenção e cuidado o que lhe é dito, sempre se observando para olhar nos olhos e considerar tudo o que lhe é mencionado, não com o intuito de memorização, mas pelo fato de considerar que aquilo que a pessoa está lhe trazendo tem algum significado para o outro. A maioria dos problemas de um relacionamento pode ser resolvida por meio da comunicação verbal.
- Reconheça o poder do silencio
Situações estressantes, adversidades e problemas são famosos por criarem o cenário ideal para brigas, desentendimentos e ofensas. Por isso, é muito importante reconhecer o poder que o silêncio tem para “apagar um incêndio” perante uma situação drástica. Com ânimos alterados, dificilmente algum dos envolvidos conseguirá se expressar com 100% de controle sobre as suas emoções.
- Tenha paciência
A paciência é considerada uma virtude, não é verdade? De fato, junto com a tolerância, ela é a base para qualquer relação saudável, seja entre amigos, parentes, casais ou até mesmo entre um funcionário e seu chefe. A paciência é uma característica apaziguadora, que proporciona um clima de harmonia e bem-estar.
Entre em contato e agende seu horário, atendimento presencial e online Whatsapp, Instagram e Email.