Primeiramente: a dor e o sofrimento são verdadeiros! As dores são reais, as infecções não são frescura e as causas podem se tornar sérias se não tratadas! A diferença é que quando se é buscado uma possível causa para o problema relatado não se consegue encontrar uma razão suficiente, ou as causas encontradas “não fazem sentido”.
Mas, afinal de contas, o que é somatização?
É entendido que, a somatização refere-se a uma ação sobre o corpo (soma = corpo), nada mais é do que a representação física do desequilíbrio psíquico e biológico do indivíduo.
Ou seja, quando você não lida com problemas que se passam no seu âmbito emocional ele aparece no seu corpo.
Um exemplo seria quando você está muito nervosa com alguma apresentação ou entrevista de emprego e começa a se sentir nauseado ou com muita dor de cabeça.
E por que isso acontece ?
O nosso corpo possui uma extensa e complexa relação entre nosso corpo físico e o mundo da mente e que, apesar de estudarmos os dois de forma separada eles estão interligados de maneiras tão complexas que ainda é difícil de entender.
Porém, já sabemos que nosso estado mental é precursora e influenciadora de condições físicas que repercutem em doenças orgânicas, pode-se citar varias experiências de uma dor física que faz com que fiquemos irritados ou desanimados.
Em resumo: fatores emocionais influenciam no nosso corpo pois ambos os processos ocorrem no em conjunto no mesmo indivíduo.
Como é o tratamento ?
O tratamento inclui todos os recursos clínicos necessários para qualquer paciente, mas vale ressaltar que para a cura efetiva ou minimização dos sintomas é preciso fazer o tratamento do quadro emocional. Qualquer sintoma físico deve ser visto é investigado para fins de diagnóstico independente de haver a percepção de influência psicológica no surgimento dos sintomas, pois afinal, a dor e as repercussões são reais.
Ficou com dúvidas? Entre em contato e agende um horário