Por demostra-se como um jovem bem engraçadinho, Chandler pode não agradar todos os gostos no início da série, mas, aos poucos, o personagem vai ganhando a admiração do público por aprender a derrubar os tão pesados mecanismos de defesa para que, enfim, se torne o personagem tão querido por todos.
O jovem deixa claro que o seu modo de agir, seja com ironia, sarcasmo e com vários tipos de piadas ofensivas, é um escudo devido ao fato de sua infância não ter sido boa, mas sim, traumática para ele. Chandler faz piadas quando está desconfortável, tem dificuldades de confiança e usa o humor como forma de manter as pessoas a uma distância segura da sua verdadeira essência.
O piadista lida com sua insegurança de maneiras esquivas e nada saudáveis. Tais incômodos interiores geram comportamentos patológicos como o vício no cigarro, que retorna sempre quando está estressado, e sua inabilidade para chorar. Ele se esforça bastante para não encarar os problemas enquanto estes vão se acumulando nas esferas familiar, amorosa, profissional e pessoal.
De todos os personagens descritos pela série, ele é o que mais passa por modificações positivas e construtivas, podendo mostrar ao publico que feridas podem ser superadas, bem como o ciclo vicioso da auto sabotagem, mas que, para isso, tudo bem se manter em defesa por um tempo, mas não para sempre.
Quando o comparamos com outros personagens, como a Rachel ou o Ross, é possível observar que sua carreira é a mais estagnada. O analista inicia a série em um local muito seguro profissionalmente e só vai arriscar sair dessa posição quase no final do show.
No começo da série o emprego do Chandler num escritório e sua receita estável dão ao espectador a ilusão de que sua vida está nos eixos. O analista é o integrante do grupo mais bem-sucedido até então. Porém, emocionalmente ele está um caco.
Mas, de longe, o Chandler se torna seu pior inimigo quando o assunto é vida amorosa. Além de não ser bom no tato pessoal, internamente ele está desesperado por amor. Ao mesmo tempo, por medo de que as mulheres descubram suas fraquezas, ele age de maneira crítica ou insuportável, encontrando defeitos e as rejeitando. Por anos seu namoro mais significativo é com a Janice e, exceto em um breve período, ele simplesmente não aguenta a garota. Apenas na primeira temporada o executivo termina o relacionamento com ela em três vezes diferentes, virando a piada do grupo. Ainda que engraçada, essa inabilidade de encerrar um namoro tóxico é um sinal de sua profunda perturbação com relacionamentos. Ao longo de toda a série, Janice aparece em diversos momentos e sempre desperta os piores sentimentos no coração do rapaz.
Depois de se tornar uma pessoa mais bem resolvida, o Chandler finalmente tem a coragem necessária para mudar de carreira. No show, é uma piada recorrente que nenhum dos outros personagens, nem o público, saibam exatamente o que ele faz. O rapaz nunca se importou muito com o trabalho a ponto de falar a respeito com os amigos. Após mais uma transformação, ele se dá conta de que é melhor arriscar, tentar algo novo e buscar a felicidade do que ficar preso a um trabalho sem significado. Eventualmente ele se torna um redator publicitário, cargo ideal que garante um uso remunerado para suas tiradas engraçadinhas.
Na última temporada Chandler é muito mais maduro e feliz do que o homem apresentado no começo. Ironicamente, os amigos uma vez apostaram que o piadista seria o último a se casar. Mas ele e Monica foram os primeiros a terem um casamento duradouro entre todos do grupo. Depois de tamanho crescimento e todos os momentos hilários que Chandler concedeu ao público, é apenas justo que a última frase de Friends seja sua.
Esse texto foi produzido a partir do texto de Medium ,bem como, em pesquisa própria.