fbpx

Quando devo levar o adolescente ao psicólogo?

A adolescência é caracterizada como uma fase de mudanças extremas de modo de pensamento, amizades e, bem como, em mudanças no corpo e no comportamento.

Mas, como saber se essas mudanças são normais ou precisam ser observadas?

O intervalo de tempo entre a infância do adulto é um período do qual se tem alguns conflitos e enfrentamentos psicológicos, como a perda da proteção total e absoluta dos pais, a necessidade da criação de autonomia, construção de uma identidade própria, inclusão em grupos e etc. Tudo isso faz com que esse período seja repleto de mudanças.

Uma maior atenção deve ser estabelecida quando o adolescente apresentar comportamentos como o de automutilação, agressividade em excesso, muito choro sem motivo aparente, ansiedade (que pode vir a ser apresentada de várias formas, que será tratada em outro tópico), necessidade de ficar sozinho(a)..

Mas como faço para conseguir que meu filho(a) vá a terapia?

Existe uma piada que é assim: “Quantos psicólogos são necessários para trocar uma lâmpada? Apenas um, mas a lampada precisa querer ser trocada”. E a terapia com adolescentes é assim também. Na medida em que os responsáveis forçam o tratamento psicológico, o resultado não vai vir.

É necessário que o adolescente se sinta a vontade, tanto no processo de terapia quanto com o terapeuta, e isso pode e deve ser conversado com os pais e com seus filhos.

Mas isso não é só uma fase?

Sim e não.

Pode ser apenas um sofrimento temporário, mas a dor do “hoje” é real, e por mais ínfima que pareça, tem que ser vista e assistida. Isso vale para qualquer fase do desenvolvimento.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato e vamos conversar

Gostou desse artigo? Compartilhe!

OUTROS ARTIGOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Psicóloga Catarina Dias Palácio Rodrigues - Atendimento psicológico em Maringá, Paraná